O uso do Scratch no ensino de programação

Autores

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Paulo Roberto Anastácio Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)
  • Willian Damin Universidade Federal do Pampa
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim de Sousa Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9141

Resumo

O objetivo deste é artigo é apresentar parte dos resultados encontrados em uma pesquisa de mestrado desenvolvida com alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação de uma Universidade pública do Norte do Paraná, no qual foram abordados os conceitos de lógica de programação, estruturas de decisão e de repetição por meio da plataforma de programação em blocos Scratch. No desenvolvimento desta pesquisa, apresenta-se uma atividade para o uso da ferramenta Scratch e o desenvolvimento do Pensamento Computacional como modo de auxiliar o ensino de programação. Os resultados apresentados pelos alunos na atividade de Estruturas Lógicas de Condição foram analisados qualitativamente e indicam o desenvolvimento do Pensamento Computacional ao utilizá-lo para programar, tomar de decisão, elaborar e solucionar problemas que envolvem algoritmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em Matemática (UENP)

Doutor em Educação (UNESP)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UENP)

Paulo Roberto Anastácio, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Graduado em Sistemas de Informação (UENP)

Mestre em Ensino (UENP)

Willian Damin, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Matemática (UENP)

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR)

Bárbara Nivalda Palharini Alvim de Sousa, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Graduado em Matemática (UEL)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UENP)

Downloads

Publicado

2025-04-25