Análise da produção de papel da bananeira como atividade prática para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9135Resumo
Atividades práticas são recursos metodológicos que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de Química, pois trata-se de uma ciência abstrata, principalmente se considerarmos o nível microscópico, sendo difícil a sua compreensão pelos iniciantes. Nesse contexto, a produção de papel a partir do pseudocaule da bananeira é uma proposta metodológica que pode cumprir esse papel no ensino de Química. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da atividade prática de produção de papel a partir do pseudocaule da bananeira no ensino de Química em um contexto interdisciplinar. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de questionário aplicados a dois alunos do ensino médio e uma professora de Geografia que participaram da produção do papel. A discussão apresentada nos resultados revelou que a atividade possibilita não apenas a aplicação e aprofundamento de conteúdos de Química, proporcionando uma maior relação entre teoria e prática, mas também estimula a interdisciplinaridade. Este estudo ressalta, portanto, a importância de recursos metodológicos que integrem teoria e prática, disciplinas e áreas, fornecendo uma experiência de aprendizado mais significativo para os estudantes.