Aprendizagem da docência na perspectiva do professor reflexivo

Autores

  • Jhonatan Luan de Almeida Xavier Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Alcemir Horácio Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  • Ana Cláudia Ribeiro de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Davi Avelino Leal Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9133

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar uma revisão de literatura sobre a aprendizagem para a docência na perspectiva do professor reflexivo. A principal pergunta que norteou a pesquisa foi: o que as pesquisas entre os anos de 2017 a 2022 evidenciam acerca da aprendizagem da docência na perspectiva de professores reflexivos? Buscamos investigar como está a produção acadêmica sobre o tema em duas plataformas de pesquisa, sendo a primeira a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a segunda o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o recorte temporal, catalogamos o material disponível entre os anos de 2017 a 2021. As características metodológicas estão elencadas na abordagem qualitativa, mediante espiral de análise (Creswell, 2014). A análise dos dados coletados foi realizada em três etapas: 1) organização dos dados, 2) categorização e 3) interpretação e representação. Os resultados da pesquisa mostraram o levantamento de quatro categorias que nos fazem refletir sobre o professor reflexivo: profissional inovador no ensino-aprendizagem; profissional de conhecimentos interdisciplinares; profissional criativo, flexível e confiante. Assim, este estudo traz importantes contribuições para o campo científico e acadêmico, uma vez que proporciona a socialização de novas informações sobre os estudos de formação dos professores da educação básica na tendência do professor reflexivo, bem como apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas no período avaliado.

Palavras-chave: Formação de professores, Professor reflexivo, Aprendizagem para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcemir Horácio Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (IFAM), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE) e graduado em pedagogia (ISEPRO). Área de interesse e pesquisa: formação de professores, educação e ensino tecnológico.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação em Educação em Ciencias e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciencias e Matemática polo: Universidade Federal do Amazonas - UEA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.

Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora de História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente leciona na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Davi Avelino Leal, Universidade Federal do Amazonas

Doutor e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve atividades no âmbito do Ensino e da Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM) e no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Downloads

Publicado

2025-04-25