Aprendizagem da docência na perspectiva do professor reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9133Resumo
Este artigo tem o objetivo de realizar uma revisão de literatura sobre a aprendizagem para a docência na perspectiva do professor reflexivo. A principal pergunta que norteou a pesquisa foi: o que as pesquisas entre os anos de 2017 a 2022 evidenciam acerca da aprendizagem da docência na perspectiva de professores reflexivos? Buscamos investigar como está a produção acadêmica sobre o tema em duas plataformas de pesquisa, sendo a primeira a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a segunda o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o recorte temporal, catalogamos o material disponível entre os anos de 2017 a 2021. As características metodológicas estão elencadas na abordagem qualitativa, mediante espiral de análise (Creswell, 2014). A análise dos dados coletados foi realizada em três etapas: 1) organização dos dados, 2) categorização e 3) interpretação e representação. Os resultados da pesquisa mostraram o levantamento de quatro categorias que nos fazem refletir sobre o professor reflexivo: profissional inovador no ensino-aprendizagem; profissional de conhecimentos interdisciplinares; profissional criativo, flexível e confiante. Assim, este estudo traz importantes contribuições para o campo científico e acadêmico, uma vez que proporciona a socialização de novas informações sobre os estudos de formação dos professores da educação básica na tendência do professor reflexivo, bem como apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas no período avaliado.
Palavras-chave: Formação de professores, Professor reflexivo, Aprendizagem para a docência.