Concepções e diálogos parentais: explorando a educação sexual na infância

Autores

  • Ana Paula Simplicio de Lima UNIFIP Centro Universitário
  • Jakson Luis Galdino Dourado UNIFIP Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9129

Resumo

A educação sexual na infância é um tema de relevância crescente na sociedade contemporânea. Compreender as perspectivas e práticas dos pais em relação a esse assunto é fundamental para promover um ambiente saudável de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. Neste contexto, o presente estudo de natureza qualitativo-descritiva investigou as perspectivas e práticas dos pais em relação à educação sexual na infância, com o objetivo de compreender suas percepções e orientações sobre o tema. Participaram da pesquisa 10 pais residentes em Belém/PB, sendo utilizados três instrumentos de coleta de dados: um formulário sociodemográfico, um questionário de entrevista e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada por meio abordagem fenomenológica-empírica. Os resultados destacaram a relevância do diálogo sobre sexualidade desde a infância para o desenvolvimento de uma consciência crítica nas crianças, promovendo comportamentos respeitosos e seguros em relação ao próprio corpo e ao dos outros, além de prevenir situações de violência e abuso. Evidenciou-se a importância tanto da família quanto da escola nesse contexto, sugerindo uma contribuição significativa para o aprimoramento da educação sexual no ambiente familiar e escolar. Conclui-se que a promoção de discussões sobre sexualidade contribui para a formação de crianças mais saudáveis e preparadas para lidar com as questões relacionadas à sexualidade ao longo de suas vidas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Simplicio de Lima, UNIFIP Centro Universitário

Estudante do 10° período de Psicologia do UNIFIP Centro Universitário. 

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Publicado

2025-04-25