Museu itinerante: um olhar pós-pandêmico pela janela da ciência e da sustentabilidade em Belém-PA

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9128

Resumo

A pandemia da COVID-19 agravou as desigualdades educacionais no Brasil, especialmente em regiões como o norte do País. O presente trabalho tem como objetivo discutir a percepção dos participantes envolvidos nas práticas do projeto de extensão “Museu itinerante: popularização do conhecimento & alfabetização científica e ambiental” executado na região urbana e ribeirinha de Belém-Pará. A metodologia empregada foi por meio de pesquisa-ação, envolvendo 198 participantes nas exposições, dos quais 70 também realizaram as oficinas. Os resultados indicaram que o museu itinerante foi uma ferramenta eficaz para promover a alfabetização científica e ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos em relação ao meio ambiente. Assim, mostrando que a educação ambiental é essencial para promover a sustentabilidade e a cidadania ambiental. Sendo fundamental na participação ativa das escolas em todos os aspectos, desde o currículo até as práticas diárias da escola.

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Publicado

2025-04-25