Utilização metodológica da pesquisa participante para divulgação científica: questões sobre corpo e saúde
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.912Palavras-chave:
Divulgação científica, Contexto de aprendizagem, Qualidade de vida.Resumo
A fim de proporcionar significados reais a conteúdos curriculares de caráter científico, este trabalho apresenta um estudo sobre Saúde, desenvolvido com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como ponto de partida a tematização de assuntos de relevância social, concernentes à obesidade, índice de massa corpórea e frequência cardíaca, metodologicamente à luz da pesquisa participante. Constituíram-se atividades empíricas interdisciplinares sob a vertente da divulgação científica com objetivo de proporcionar aos educandos um repensar sobre seus hábitos sociais, esportivos e alimentares. O trabalho foi desenvolvido por professores de uma escola pública do Município de Vila Velha (ES) e pesquisadores do Programa EDUCIMAT que utilizaram interpretação textual, análise do meio escolar e prática educativa em espaço não formal, para sensibilizar os estudantes e alcançar os objetivos propostos. Como resultado desta ação destacam-se a proatividade dos estudantes quanto aos conteúdos trabalhados, o papel catalisador de aprendizagens dos espaços não formais, e o fortalecimento da relação dialógica entre professores e estudantes e entre os próprios estudantes.Downloads
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