Utilização metodológica da pesquisa participante para divulgação cientí­fica: questões sobre corpo e saúde

Autores

  • José Renato de Oliveira Pin Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Renata Sossai Freitas Faria Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV/ES)
  • Solange Sardi Gimenes Prefeitura Municipal de Vitória (PMV/ES)
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal de Educação do Espí­rito Santo (IFES)
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.912

Palavras-chave:

Divulgação cientí­fica, Contexto de aprendizagem, Qualidade de vida.

Resumo

A fim de proporcionar significados reais a conteúdos curriculares de caráter cientí­fico, este trabalho apresenta um estudo sobre Saúde, desenvolvido com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como ponto de partida a tematização de assuntos de relevância social, concernentes à obesidade, í­ndice de massa corpórea e frequência cardí­aca, metodologicamente à luz da pesquisa participante. Constituí­ram-se atividades empí­ricas interdisciplinares sob a vertente da divulgação cientí­fica com objetivo de proporcionar aos educandos um repensar sobre seus hábitos sociais, esportivos e alimentares. O trabalho foi desenvolvido por professores de uma escola pública do Municí­pio de Vila Velha (ES) e pesquisadores do Programa EDUCIMAT que utilizaram interpretação textual, análise do meio escolar e prática educativa em espaço não formal, para sensibilizar os estudantes e alcançar os objetivos propostos. Como resultado desta ação destacam-se a proatividade dos estudantes quanto aos conteúdos trabalhados, o papel catalisador de aprendizagens dos espaços não formais, e o fortalecimento da relação dialógica entre professores e estudantes e entre os próprios estudantes.

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Publicado

2016-11-17