Desenho Universal para Aprendizagem na prática maker: promovendo a inclusão e a diversidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9108Resumo
O estudo intitulado "Desenho Universal para Aprendizagem na prática maker: promovendo a inclusão e a diversidade” tem por objetivo principal analisar como a abordagem inclusiva baseada no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) pode ampliar o acesso dos alunos a experiências educacionais relevantes no contexto das práticas maker. Para isso, buscou-se integrar o conhecimento teórico e prático, capturando detalhes significativos do ambiente educacional e do processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos específicos foram: identificar desafios e oportunidades na integração das propostas maker com o DUA e analisar as experiências dos alunos em relação à implementação das propostas maker com uma perspectiva inclusiva. O estudo é de natureza exploratória-descritiva, abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, com foco na observação e análise interpretativa dos fenômenos. O campo de pesquisa foi uma Sala de Recursos da Rede Municipal de Curitiba, com dois grupos de alunos (com 3 e 4 alunos, respectivamente), na faixa etária entre oito a doze anos. O estudo conclui de que há a necessidade de considerar a diversidade de estilos de aprendizagem, necessidades individuais e características dos alunos para garantir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e acessível e de que é preciso aprofundar a compreensão sobre melhores ações pedagógicas para implementar e avaliar intervenções educacionais inclusivas no contexto das práticas maker.