Acessibilidade em jogos digitais educacionais no contexto da educação básica

Autores

  • Leandro Key Higuchi Yanaze

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9105

Resumo

Os jogos digitais são produtos culturais voltados para o entretenimento em plataformas e dispositivos digitais, em linguagem multimídia imersiva e ludicidade interativa que coloca o usuário em um papel ativo. Para além da sua essencialidade lúdica, no campo educacional os jogos digitais oferecem oportunidades de aprendizado prático, promovendo o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. No entanto, a falta de acessibilidade nos jogos digitais é um problema significativo que afeta muitos jogadores, especialmente aqueles com deficiências físicas, visuais, auditivas ou cognitivas. As principais barreiras de um jogo digital são: interfaces complexas, falta de opções de personalização, ausência de legendas ou áudio descrição, designs e visuais inadequados e falta de suporte para dispositivos de controle alternativos. Essas barreiras podem impedir que certos jogadores desfrutem plenamente dos jogos ou participem deles, excluindo-os de uma forma de entretenimento que deveria ser acessível a todos, sobretudo no contexto da educação básica. Este artigo tem o objetivo de apresentar os principais aspectos de acessibilidade que são essenciais para que os jogos digitais educacionais, sobretudo os que são usados no contexto da educação básica, promovam a inclusão e potencializem a aprendizagem significativa, divertida e inclusiva. De forma prática, serão apresentadas recursos inspiradores para a criação de jogos digitais e outros recursos educacionais, destacando as ferramentas de acessibilidade que potencializam a aprendizagem e a inclusão.

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Publicado

2024-04-18