Desvendando o Raciocínio Proporcional: um estudo sobre os conhecimentos necessários para ensinar a comparação por relações
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9079Resumo
Resumo: Este estudo investigou os conhecimentos profissionais de professoras que lecionam Matemática para os anos iniciais, especialmente no que se refere ao Raciocínio Proporcional (RP), sobretudo na comparação por relações entre quantidades. Utilizando uma abordagem qualitativa, quatro professoras de uma escola particular em São Paulo participaram de uma sessão de estudo em grupo. Nela, resolveram uma situação envolvendo o pensamento relacional, analisaram respostas de estudantes fictícios e discutiram uma situação real relacionada à temática. Os resultados revelaram uma compreensão inicial limitada do RP, com ênfase em abordagens aditivas e com dificuldades de analisar dados de maneira relativa. No entanto, a atividade proposta permitiu uma reflexão sobre as práticas das professoras, levando a uma ampliação do entendimento do RP, especialmente após a análise das estratégias de resolução de problemas dos alunos. Além disso, a reflexão sobre os gráficos apresentados destacou a importância de considerar diferentes perspectivas ao interpretar informações quantitativas. Conclui-se que o ensino do RP requer uma integração entre o conhecimento matemático e pedagógico. Este estudo ressalta a importância de abordagens mais aprofundadas e contextualizadas do RP tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores.
Palavras-chaves: Formação de Professores. Conhecimento Profissional Docente. Raciocínio Proporcional.