Tecnologias digitais: um mapeamento de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas no ensino de Matemática

Autores

  • Jessiéle Mendonça Arruda Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Liliane Silva de Antiqueira Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Leandro da Silva Saggiomo Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9056

Resumo

O impacto das tecnologias digitais na sociedade, principalmente no ambiente escolar, motiva uma reflexão sobre as práticas pedagógicas. Assim, este estudo qualitativo propõe um mapeamento na Revista Educação Matemática Pesquisa, com o objetivo de compreender o que emerge das práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais no ensino de Matemática. Assim, com base nas etapas de identificação, classificação/organização e análise das produções acadêmicas, utilizamos o termo “tecnologia digitais”, no período de 2011 a 2022 e obtivemos o total de 21 artigos. A seguir, esses artigos foram organizados em três eixos: Práticas pedagógicas apoiadas pelas TD’S na Educação Básica Práticas pedagógicas apoiadas pelas TD’S no Ensino Superior e Práticas pedagógicas apoiadas pelas TD’S em ações extensionistas. Com isso, a análise foi realizada com base no primeiro eixo e utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que é fundamental aprimorar a formação de professores para a utilização de tecnologias digitais na Educação Básica, e assim como, salientam sobre a interação entre seres humanos e tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25