Análise de Tendências sobre Robótica Educacional no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.9024

Resumo

Realizamos uma revisão sistemática das publicações em revistas cientificas A1 e A2, como também na Base de Teses e Dissertações da CAPES a fim de identificar as tendências da produção brasileira sobre a robótica educacional no ensino de ciências. A pesquisa tem por objetivo verificar a incidência de trabalhos científicos sobre o tema Robótica Educacional no Ensino de Ciências. Ao longo dos anos sabemos a necessidade da inclusão das tecnologias na sala de aula e assim encontramos trinta e dois dentro da temática. As principais tendências indicaram que a produção brasileira ainda é escassa em material e utiliza os principais referenciais teóricos já consolidados na literatura internacional. Foi encontrado, também, que os trabalhos utilizaram kit de Arduíno em pesquisas com estudantes do ensino superior e o do kit da Lego com estudantes do ensino fundamental e do médio. Além das pesquisas se debruçarem na área do conhecimento das exatas. Como sugestão para futuras pesquisas, apontamos a necessidade de analisar pesquisas em eventos científicos que envolve a robótica educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-20