Atividades investigativas sobre energia termoelétrica no sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8943

Resumo

Ensino por investigação se destaca pelo protagonismo dos estudantes na resolução de problemas, promove a autonomia intelectual, a criticidade e o conhecimento científico. Por meio da reflexão e discussão com os colegas, o aluno é instigado a relacionar os conceitos estabelecidos ao seu cotidiano e ao fazer científico. As transformações de energia são processos químicos, físicos e biológicos que podem ser  abordados de forma interdisciplinar, e permitem uma gama de enfoques de acordo com a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos, com o conteúdo pedagógico em questão e com o interesse da turma. A partir disso, o presente estudo expõe atividades pautadas no Ensino por investigação, implementadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental com o tema energia termoelétrica. O estudo teve o objetivo de analisar de que forma as atividades implementadas atendem os alicerces do Ensino por investigação, entre eles: apropriação do problema pelos alunos, busca de informações em diferentes fontes e interação entre os alunos e entre alunos e o professor. Como resultados, a apropriação do problema foi verificada através da participação ativa dos alunos nas atividades, isto é, através da elaboração de hipóteses, discussões e reflexões sobre o problema. Durante as atividades, os alunos consultaram diferentes fontes de informações, como: textos e vídeos, indicados pela professora; livros e sites online, explorados pelos próprios estudantes. Por meio desse processo, reconheceram a importância da pesquisa em diferentes fontes. Além disso, a comunicação entre os envolvidos esteve presente em todas as etapas. Portanto, a partir da análise das transcrições das aulas e da produção dos alunos, observou-se que as atividades realizadas atendem aos critérios propostos.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Moraes Braga Martin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Curso de Química pela Universidade Federal do Paraná (1996), Especialização em Química Inorgânica pela UNICAMP(2002) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFPR (2011), área de concentração: Química Inorgânica. Tem experiência em pesquisa na área de Química de Coordenação e de Organometálicos e experiência na área de pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e de Química. Atuou no Ensino Médio e atualmente atua no Ensino Superior como professora na área de Educação em Química, no Departamento de Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) e no Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQ) da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC-Joinville. 

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Publicado

2024-08-20