Percepção de licenciandos sobre as imagens: contribuições para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8938

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como licenciandos de Ciências da Natureza percebem o emprego de imagens e a sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, buscando subsidiar discussões e cursos de formação voltados para a temática. A pesquisa qualitativa, abrangeu um questionário realizado via Google Forms com 41 licenciandos. As questões foram analisadas de acordo com Análise de Conteúdo. Os resultados sinalizaram que para a maioria dos respondentes as imagens são sempre ou geralmente empregadas e buscadas principalmente na internet, cumprindo funções de facilitadoras do ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas mais dinâmicas.  São recursos autoexplicativos e embora a maioria sinalize que possui critérios para selecioná-las, uma parcela significativa, não os possui ou admitiu nunca ter pensado sobre, denotando uma visão ingênua e a necessidade da inserção deste tema no percurso formativo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-20