Panorama atual da relação entre os estados emocionais negativos e disfunção temporomandibular em estudantes universitários: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8845Resumo
Introdução: Fatores psicológicos estão relacionados ao desenvolvimento de alguns distúrbios buco-maxilo-faciais, incluindo as disfunções temporomandibulares (DTM). Esse trabalho tem como objetivo avaliar, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre estados emocionais negativos e disfunção temporomandibular (DTM) em estudantes universitários. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com artigos originais publicados de 2012 a 2023 nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Critérios de elegibilidade incluíram estudos sobre a relação entre estados emocionais negativos e DTM em estudantes universitários. Resultados: Oito estudos foram sintetizados, evidenciando uma correlação positiva entre estados emocionais negativos e DTM. A prevalência foi maior entre estudantes do oitavo ao décimo período, do sexo feminino (18 a 47 anos). Discussão: Fatores como intenso ritmo de estudos, altas expectativas acadêmicas e competição foram associados a essa relação. Tais fatores podem induzir estresse, ansiedade, sobrecarga e depressão, contribuindo diretamente para o desenvolvimento ou agravamento dos sintomas de DTM. Considerações finais: Considerando as limitações, estados emocionais negativos e estilo de vida dos estudantes estão intimamente relacionados aos fatores etiológicos e ao agravamento dos sintomas de DTM, destacando sua influência significativa na população acadêmica.
Palavras-Chave: Depressão, Ansiedade, Disfunção Temporomandibular, Ensino Superior.