Geometria e literatura: Uma abordagem lúdica para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8818Resumo
A geometria desempenha papel essencial no desenvolvimento do pensamento espacial e na compreensão das relações entre formas e figuras, tornando-se um conteúdo desafiador, exigindo abordagens pedagógicas criativas e engajadoras. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar, algumas contribuições que a literatura infantil e as atividades lúdicas promoveram no processo de alfabetização matemática na educação infantil, explorando o conteúdo de figuras planas e sólidos geométricos. A metodologia que norteou a pesquisa esteve embasada no referencial teórico a no relato de experiência. A atividade foi desenvolvida uma turma de 18 alunos da educação infantil, com crianças com idade entre 5 e 6 anos. Como resultados, compreendemos que a abordagem interdisciplinar proposta teve o potencial de enriquecer o ensino da geometria, tornando-o mais contextualizado e significativo para as crianças. Além disso, a conexão entre a geometria e a literatura infantil pode estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico das crianças.