Geometria e literatura: Uma abordagem lúdica para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8818

Resumo

A geometria desempenha papel essencial no desenvolvimento do pensamento espacial e na compreensão das relações entre formas e figuras, tornando-se um conteúdo desafiador, exigindo abordagens pedagógicas criativas e engajadoras. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar, algumas contribuições que a literatura infantil e as atividades lúdicas promoveram no processo de alfabetização matemática na educação infantil, explorando o conteúdo de figuras planas e sólidos geométricos. A metodologia que norteou a pesquisa esteve embasada no referencial teórico a no relato de experiência. A atividade foi desenvolvida uma turma de 18 alunos da educação infantil, com crianças com idade entre 5 e 6 anos. Como resultados, compreendemos que a abordagem interdisciplinar proposta teve o potencial de enriquecer o ensino da geometria, tornando-o mais contextualizado e significativo para as crianças. Além disso, a conexão entre a geometria e a literatura infantil pode estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico das crianças.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Lança, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá/UEM. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Pesquisadora na área de História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar/HEDUCULTES e do Grupo de Pesquisa/CNPQ Polí­ticas Públicas, Currí­culo, Gestão e Sociedade. Membro do Programa de Estudos Complementares em Currí­culo e Gestão da Educação (PROEGE). Pós-graduada latu sensu em Educação do Campo pela Faculdade São Braz e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Pitágoras Unopar. Pedagoga pela Universidade de São Paulo/USP. Professora do Colégio Positivo.

Meiri das Graças Cardoso, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciências da Educação - Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Ensino Profissional de Matemática - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduação: Licenciatura em Matemática - Universidade Estadual de Londrina. Graduação: Gastronomia - Universidade Positivo. Pós-graduada: Psicopedagogia na Instituição Escolar (UEL). Estatística (UEL). Alfabetização Matemática e Educação Profissional e Tecnológica - Faculdade São Braz de Curitiba. Perito Grafotécnico - Faculdade Unina . Docente no Departamento de Estatística (UEL). Docente da Prefeitura Municipal de Londrina. Monitora dos cursos de Pós-graduação - Faculdade Unina.

Downloads

Publicado

2025-04-25