Centro Avançado Translacional do Obeso na Comunidade: a arte de prevenir a obesidade Infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8742Resumo
As condições sistêmicas influenciam no desempenho escolar e qualidade de vida de
crianças e o ambiente escolar funciona como suporte para medidas de promoção de saúde. O
objetivo desse projeto foi criar um livro didático por meio de pinturas sobre medidas de promoção
de saúde para prevenção da obesidade infantil por escolares em área de vulnerabilidade social em
Bauru, São Paulo- Brasil. Inicialmente os graduandos e pós-graduandos de Saúde Coletiva foram
na escola para realizar o diagnóstico, posteriormente foram discutidos os problemas e foi
realizado o planejamento das ações voltadas para ambientes saudáveis, alimentação e hábitos
saudáveis na infância por meio do desenvolvimento de um livro didático construído pelas
crianças. Participara do estudo 65 alunos de 10 a 12 anos de idade que estavam cursando o 6º ano
do ensino fundamental em uma escola Estadual de Bauru. As crianças participaram de forma
direta tanto nas palestras sobre saúde e hábitos saudáveis, além disso houve total adesão das
crianças e dos professores na confecção do material. Crianças em áreas vulneráveis adquiriram
maiores conhecimentos sobre as estratégias de promoção de saúde para e melhorarem o ambiente
escolar e familiar, além de maior conscientização sobre comportamentos nocivos à saúde durante
a infância, de forma a minimizar as inequidades em saúde levando a maior qualidade de vida de
escolares.