O perfil universitário influencia no índice de alfabetização oceânica?

Autores

  • Nathália de Almeida Vinhas UFRJ
  • Amanda Soares Miranda UFRJ
  • Juliana Loureiro de Almeida Campos UFRJ
  • Vinícius Albano Araújo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8741

Resumo

Os oceanos exercem influência nos serviços ecossistêmicos e nos padrões climáticos globais. Nas últimas décadas, pressões antrópicas associadas ao uso não sustentável dos recursos marinhos têm ameaçado a saúde dos oceanos. Considerando a importância dos oceanos para a economia e manutenção da diversidade de vida na Terra, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a década dos oceanos, 2020-2030, visando unir ações que possam minimizar os impactos antrópicos nos ecossistemas marinhos. Uma das metas propostas na educação oceânica é compreender o nível de conhecimento da sociedade sobre os oceanos, estabelecendo índices de alfabetização oceânica que possam indicar lacunas e sugerir políticas públicas educacionais que favoreçam uma melhor relação do homem com os oceanos. Neste trabalho, analisamos o Índice de Alfabetização Oceânica (IAO) entre estudantes de diferentes áreas e níveis de escolarização para buscar compreender o conhecimento adquirido com as ementas curriculares obrigatórias do Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário de alfabetização oceânica, adaptado da ONU, para estudantes ingressantes e concluintes de cursos das áreas biológicas, humanas e exatas de duas Universidades Federais da região centro-norte do estado do Rio de Janeiro. De forma geral, estudantes concluintes apresentaram maior IAO em comparação com ingressantes. Entre os ingressantes, o IAO de estudantes de exatas foi significativamente maior que aqueles das áreas de biológicas e humanas, que não diferiram entre si. Já entre os concluintes, estudantes de exatas e biológicas apresentaram índices significativamente semelhantes e maiores que os alunos de humanas. Nossos resultados permitiram avaliar as lacunas entre as ementas curriculares propostas e sua efetivação ao longo da formação de jovens brasileiros, destacando a importância da interdisciplinaridade como um meio de aproximar questões ambientais da vivência e da formação de profissionais de diferentes áreas.

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Publicado

2025-04-25