Uma proposta de incentivo a aprendizagem autônoma para professoras de alemão em formação: descrição de experiência com a abordagem SAI

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8735

Resumo

Resumo: Este artigo busca discutir o potencial do modelo da sala de aula invertida (SAI) para proporcionar novas perspectivas no ensino de alemão em contextos de formação de professoras. Frente à constante diminuição da participação dos 30 estudantes da turma inicial da Universidade de São Paulo, investiga-se: como uma mudança na condução das aulas e atividades poderia melhorar a motivação e autonomia dessas estudantes? A SAI foi escolhida por propor uma inversão das ações didáticas, em que as estudantes são incentivadas a se responsabilizar pelo seu processo de aprendizado, permitindo uma formação mais crítica e consciente (MONTE MÓR, 2013; DEBBAĞ; YILDIZ, 2021). Com base nessa abordagem e considerando as necessidades desta turma, o estudo propõe os seguintes objetivos: (i) oferecer estratégias para o aumento da participação e autonomia; (ii) ampliar o contato com tecnologias digitais e textos autênticos; (iii) integrar abordagens de ensino de língua alemã com as demandas dos estudantes de Letras. A proposta didática, composta por atividades assíncronas, síncronas e de produção, teve o intuito de fomentar o aprendizado individualizado, a participação e a autonomia no contexto de formação docente em alemão.

Palavras-chave: Alemão como língua adicional; Formação docente; Sala de aula invertida

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Biografia do Autor

Marceli Cherchiglia Aquino, Universidade de São Paulo (USP)

Professora do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2025-04-25