Uma proposta de incentivo a aprendizagem autônoma para professoras de alemão em formação: descrição de experiência com a abordagem SAI
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8735Resumo
Resumo: Este artigo busca discutir o potencial do modelo da sala de aula invertida (SAI) para proporcionar novas perspectivas no ensino de alemão em contextos de formação de professoras. Frente à constante diminuição da participação dos 30 estudantes da turma inicial da Universidade de São Paulo, investiga-se: como uma mudança na condução das aulas e atividades poderia melhorar a motivação e autonomia dessas estudantes? A SAI foi escolhida por propor uma inversão das ações didáticas, em que as estudantes são incentivadas a se responsabilizar pelo seu processo de aprendizado, permitindo uma formação mais crítica e consciente (MONTE MÓR, 2013; DEBBAĞ; YILDIZ, 2021). Com base nessa abordagem e considerando as necessidades desta turma, o estudo propõe os seguintes objetivos: (i) oferecer estratégias para o aumento da participação e autonomia; (ii) ampliar o contato com tecnologias digitais e textos autênticos; (iii) integrar abordagens de ensino de língua alemã com as demandas dos estudantes de Letras. A proposta didática, composta por atividades assíncronas, síncronas e de produção, teve o intuito de fomentar o aprendizado individualizado, a participação e a autonomia no contexto de formação docente em alemão.
Palavras-chave: Alemão como língua adicional; Formação docente; Sala de aula invertida