Práticas em Educação Bilíngue: da sua concepção à execução
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8706Resumo
Com a crescente no número de escolas autodenominadas bilíngues, faz-se necessário refletir qual é a concepção de bilíngue adotada. Seria o bilíngue aquele que faz uso de duas línguas com alto nível de proficiência? Ou, de repente, um falante que conhece algumas palavras em um idioma além da sua língua materna? Afinal, é partindo dessa visão que todo o trabalho pedagógico se desenvolverá. Este trabalho se compromete a apresentar concepções de bilinguismo; bem como desenvolver quanto a teorias de aquisição de línguas; e trabalhar a importância do planejamento educacional trazendo metodologias e métodos de avaliação em contextos bilíngues. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas e referências bibliográficas no campo do bilinguismo, da educação e do processo de ensino, aprendizagem e aquisição de línguas; assim como nos estudos do próprio autor durante a sua formação em Letras - Inglês e sua especialização em Práticas em Educação Bilíngue. Os resultados levantados na elaboração dessa pesquisa objetivam auxiliar o profissional da educação na implementação do ensino bilíngue em suas salas de aula.
Palavras-chave: Bilinguismo, Educação, Práticas Bilíngue.