Conhecimentos pedagógicos de conteúdo para o ensino de física expressos em materiais didáticos produzidos por licenciandos sobre eletricidade e magnetismo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8689Resumo
Este trabalho se propõe a investigar os elementos do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) expressos em materiais didáticos sobre os conteúdos de eletricidade e magnetismo, produzidos por licenciandos em física em uma prática formativa de elaboração de materiais didáticos no âmbito de uma disciplina de prática de ensino de física. Tomamos o CPC como principal elemento a ser investigado nos materiais didáticos produzidos por eles. A análise foi realizada buscando identificar nos materiais produzidos pelos licenciandos elementos que expressem os subdomínios do CPC com base no referencial teórico. Cada capítulo escrito pelos licenciandos foi analisado página a página, os elementos identificados foram categorizados, sintetizados e comparados, no sentido de expor uma visão ampla das potencialidades da prática formativa de elaboração de materiais didáticos. Como resultado identificamos que os subdomínios referentes ao processo de ensino de Física e às estratégias de ensino de física são amplamente consolidados pelos licenciandos e metodicamente expressos nos materiais produzidos; identificamos que os subdomínios do CPC referentes às dificuldades enfrentadas pelos alunos e à avaliação tiveram menor representação nos materiais. Assim, concluímos que a atividade formativa de elaboração de materiais didáticos por futuros professores apresenta diversas potencialidades para construir, ampliar e consolidar os subdomínios do conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de eletricidade e magnetismo