Conhecimentos pedagógicos de conteúdo para o ensino de física expressos em materiais didáticos produzidos por licenciandos sobre eletricidade e magnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8689

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar os elementos do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) expressos em materiais didáticos sobre os conteúdos de eletricidade e magnetismo, produzidos por licenciandos em física em uma prática formativa de elaboração de materiais didáticos no âmbito de uma disciplina de prática de ensino de física. Tomamos o CPC como principal elemento a ser investigado nos materiais didáticos produzidos por eles. A análise foi realizada buscando identificar nos materiais produzidos pelos licenciandos elementos que expressem os subdomínios do CPC com base no referencial teórico. Cada capítulo escrito pelos licenciandos foi analisado página a página, os elementos identificados foram categorizados, sintetizados e comparados, no sentido de expor uma visão ampla das potencialidades da prática formativa de elaboração de materiais didáticos. Como resultado identificamos que os subdomínios referentes ao processo de ensino de Física e às estratégias de ensino de física são amplamente consolidados pelos licenciandos e metodicamente expressos nos materiais produzidos; identificamos que os subdomínios do CPC referentes às dificuldades enfrentadas pelos alunos e à avaliação tiveram menor representação nos materiais. Assim, concluímos que a atividade formativa de elaboração de materiais didáticos por futuros professores apresenta diversas potencialidades para construir, ampliar e consolidar os subdomínios do conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de eletricidade e magnetismo

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Biografia do Autor

Tiago Leão Barnabé, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2019), graduação em Matemática Licenciatura - Uninter (2020) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (2022). Atualmente é tutor ead - pós-graduação madeb da Universidade Federal de Itajubá, tutor ead - graduação em física ead da Universidade Federal de Itajubá, professor de física da Escola Estadual Maria Lina de Jesus e professor de física da Escola Estadual Major João Pereira. , atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos pedagógicos de conteúdo, desafio, cosmologia, experimento de baixo-custo e ensino de física na eja.

João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Fí­sica e Quí­mica

Atualmente é Professor do Instituto de Fí­sica e Quí­mica (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Câmpus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Fí­sica, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Fí­sica, Inserção de Fí­sica Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Interação entre docentes e Formação do docente universitário, Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crí­tica, Investigação-Ação.

Agenor Pina da Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Sou professor da Universidade Federal de Itajubá desde 1987 e participo da programa de mestrado em Educação em Ciências, atuando na linha de Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Tenho interesse nas seguintes temas: atividades experimentais, ensino de física, ensino de Astronomia/astrofísica e modelos de PCK a partir de Shulman e interpretadores. Sou coordenador do centro de divulgação científica da UNIFEI, o Espaço InterCiências. Este centro, além de receber visitas orientadas das escolas de educação básica, também realiza trabalhos de divulgação científica nas escolas e praças da região do sul de Minas Gerais. Sou tutor do Grupo PET Formação de Professores em Ciências Exatas na UNIFEI

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Publicado

2025-04-25