Os Jogos matemáticos na Educação Básica: um mapeamento de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8595

Resumo

O artigo aqui apresentado orientou-se pelo objetivo de descrever um mapeamento das produções científicas sobre a abordagem dos jogos matemáticos no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para a estruturação deste artigo, optou-se por analisar os trabalhos publicados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, contemplando as pesquisas defendidas entre 2013 a 2023, usando os termos de busca “Jogos matemáticos na Educação Básica” e “Jogos matemáticos no Ensino Básico”. Para a análise das produções, foi utilizado a Análise de Conteúdo, que possibilitou evidenciar sete Categorias de Análise. Enquanto resultados, eles mostram que os alunos, mesmo com as suas idiossincrasias, tiveram maior engajamento nas aulas, em virtude dos jogos utilizados. As pesquisas também evidenciam que a abordagem lúdica no ensino de Matemática favoreceu na aprendizagem dos alunos. Em conclusão, é possível salientar a importância do lúdico para o ensino e aprendizagem da disciplina e também a infinidade de pesquisas concernentes ao escopo desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

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Publicado

2024-08-20