O Transtorno do Espectro Autista através do filme Farol das Orcas (2016): uma proposta para educadores

Autores

  • Lorena Maçulo Luz Tinoco Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)
  • André Luiz Batouli Santos Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)
  • Alzinete Santos Leite Lima Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
  • Bruna de Oliveira Santos Pinto Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.
  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Professor de Biologia/Ciências da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG) https://orcid.org/0000-0003-2777-9440
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). https://orcid.org/0000-0003-4420-5406
  • João Batista Lopes Coelho Júnior Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8589

Resumo

Este guia do educador objetiva auxiliar o trabalho de educadores com dinâmicas relacionadas ao tema TEA, gerando reflexões que podem ser trabalhadas em sala de aula através de um recurso áudio visual. “Farol das Orcas” (2016) é um filme Argentino que retrata o TEA não como uma doença, mas como um espectro de comportamento, mostrando um indivíduo que percebe o mundo de forma diferente. O enredo desta obra foi construído a partir de um livro e a proposta deste artigo é construir, a partir do filme, um guia, com perguntas e reflexões para professores e estudantes das mais variadas licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Maçulo Luz Tinoco, Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)

Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)

André Luiz Batouli Santos, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)

Alzinete Santos Leite Lima, Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Bruna de Oliveira Santos Pinto, Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Lucas de Esquivel Dias Brandão, Professor de Biologia/Ciências da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG)

Professor de Biologia da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

João Batista Lopes Coelho Júnior, Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

Downloads

Publicado

2024-08-20