Experiências singulares e saberes coletivos do(a) estudante pibidiano(a) no aprendizado da docência numa lógica transdisciplinar

Autores

  • Aline Mariana da Silva Santos Universidade de Pernambuco
  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8545

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo analisar a trajetória e o aprendizado da docência pelo(a) estudante pibidiano(a), em que se cruzam a experiência singular e os saberes coletivos sob a ótica da transdisciplinaridade. Com relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado realizado, através da Plataforma Google Meet. A análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Os resultados permitiram concluir que o Pibid tem sido orientado por uma perspectiva transdisciplinar e que, por ser essa perspectiva inovadora, se faz necessário que se continue a investir no Pibid, uma vez que o mesmo promove uma comunicação dialogante, capaz de propiciar a todos(as) novas experiências e uma multireferencialidade em termos da construção do conhecimento.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade; PIBID; Bolsista pibidiano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25