Contribuições da Literatura Infantil para a formação inicial de professores

Autores

  • Priscila Caroline Miguel Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marília/SP
  • Adriana Alonso Pereira UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília/SP https://orcid.org/0000-0001-9310-659X

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8528

Resumo

A literatura pode ser uma aliada no processo de formação inicial de professores, uma vez que possibilita reflexões acerca das condições históricas e culturais da sociedade. Através da literatura, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre contextos mais gerais, mas também sobre suas próprias condições de vida, valores e crenças. Utilizar a literatura como estratégia de ensino, na formação inicial de futuros professores, pode contribuir para que os discentes reflitam a respeito das temáticas transversais, tais como diversidade e inclusão, pois estas permeiam os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência envolvendo o uso da literatura infantil como estratégia para a formação de discentes de um curso de Pedagogia. A metodologia adotada foi a elaboração de pautas formativas, visando à formação continuada dos professores e abrangendo temáticas atuais, como gênero, valores morais, diversidade e deficiências, por meio de livros infantis escolhidos pelos estudantes do último ano do curso de Pedagogia de uma universidade do interior paulista. Como resultados, percebeu-se um maior envolvimento dos alunos com as atividades propostas. Sugere-se que esse envolvimento pode ter ocorrido devido ao emprego de estratégias pedagógicas mais ativas. Além disso, afirma-se que o trabalho com a literatura infantil pode ensejar o enriquecimento da formação de futuro(a)s pedagogo(a)s ampliar a visão crítica deles e cooperar para a construção de valores morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Alonso Pereira, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília/SP

Doutoranda em Educação.

Downloads

Publicado

2025-04-25