Pedagogia da alternância e a formação docente para educação no/do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8513

Resumo

O presente estudo pretende mostrar como a Pedagogia da Alternância contribui para a  formação docente e como fomenta a atuação deste profissional na educação no campo. A metodologia usada para tal objetivo foi a revisão integrativa da literatura e a abordagem qualitativa da leitura de oito artigos públicados entre 2019-2023. Os fundamentos teóricos foram baseados nas ideias e escritos de em Paulo Freire (2001), Roseli Salete Caldart (2008, 2011, 2012), Jean-Claude Gimonet (2007), Mônica Castagna Molina (2017, 2011), Miguel Arroyo (2011), dentre outros autores que colaboram para o aprofundamento do tema na atualidade. Os resultados apontaram que a Pedagogia da Alternância é uma prática de ensino emancipatória e um tema que vem ganhando destaque ao longo do tempo, pois possibilita que o conhecimento seja contextualizado e aplicado forma dialógica com a vivência coletiva. O que exige o estabelecimento de um novo perfil de educação, sendo a formação docente um componente essencial para a  atuação deles na educação do/no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Victor Martins do Amparo, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), sob orientação do Prof. Dr. Luis Claudio Dallier Saldanha. Mestre em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (PROFLETRAS 2014 a 2016). Experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada (gramática funcional da Língua Portuguesa / epilinguismo), área de especialização. Participante do núcleo acadêmico EAD - FAVENI - LETRAS. Atuação em cursos preparatórios para concursos diversos e cursos pré-vestibulares. Professor nas redes municipal, estadual e particular de escolas do sul do estado do Espírito Santo há vinte e dois anos. 

Welvis da Cruz Neri, Universidade Estácio de Sá

Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Estácio de Sá - Unesa (2023-2025). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2014) e graduação em Segunda Licenciatura em Geografia pela Faculdade Educacional da Lapa (2021). Atualmente é Professor Pedagogo da Prefeitura Municipal de Altamira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, também atuou como Pedagogo Social no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS João Paulo II do município de Novo Repartimento-PA. É Especialista em Psicopedagogia Institucional, Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial e Gestão Escolar.

Cícero José da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING (UFPB -2020). Mestre em Linguística (PROLING - UFPB 2019). Mestre em Linguística e Ensino (MPLE - 2017). Graduação em Letras - Português/Inglês - pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru -FAFICA (2007), Pós-graduação "Lato-Sensu" em Ensino de Língua Portuguesa -FAFICA (2009). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Teoria Linguística de Base (TLB-UFPB - CNPq). Assistente de Gestão na ETE Ministro Fernando Lyra, Professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Educação de Educação de São Caetano - PE. Tem experiência em formação de professores e no Ensino Superior em Letras com pesquisas na área de Linguística, atuando principalmente: Linguística Aplicada, Funcionalismo Linguístico, Tecnologia Aplicada ao Ensino e Teorias Linguísticas de Base. 

Adonias Soares da Silva Júnior, Universidade do Vale do Taquari

Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES/RS), Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Graduação em Administração pela Faculdade Integradas de Ariquemes RO e em Direito pela Faculdade de Rondônia (FARO). Pós-graduação em Educação a distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Educação Empreendedora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em Docência no Ensino Superior pala Faculdade de Rondônia (FARO), em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera (Uniderp/SP), em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR).É membro vinculado ao GT EAD do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais e Tecnológicas - GEPET do IFSertãoPE e do Grupo de Pesquisa em EAD (GPEAD - IFRO). Atuou como Diretor de EAD e coordenador geral do Projeto Estratégico de Institucionalização da EaD do IFRO, Coordenador Geral do PRONATEC no âmbito do IFRO. Coordenou a implantação do Programa Jovem Aprendiz nos campi e Polos EaD do IFRO. Possui publicações científicas na área da Educação, Administração e Direito. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Formação de professores para atuação na EAD, Práticas pedagógicas, Planejamento, Gestão Escolar, Tecnologias e Ambiente virtual de Aprendizagem. No Direito, tem experiências nas áreas Penal, Processual Penal e Administrativo. Na Administração pública, com ênfase em gestão, com uma atuação no serviço público há 24 anos. Autor do livro "Cenários da Educação à distância na Amazônia: Perspectivas e Desafios". Atuou como Conselheiro do Conselho Regional de Administração - CRA/RO, Administrador - CRA/RO n 5145 e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RO sob o n 7347 (licenciado). 

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Downloads

Publicado

2024-08-20