As relações étnico-raciais e a educação física: análise da produção no período 2012-2022
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8480Resumo
O texto apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a interface entre relações étnico-raciais no campo da Educação Física. O objetivo é analisar de que forma as dissertações e teses defendidas no período 2012 a 2022 têm abordado a interface entre relações étnico-raciais e a Educação Física. A pesquisa se configura como de Revisão Sistemática de Literatura de caráter qualitativo. Localizamos pesquisas em quatro regiões geográficas do país, com predominância do sudeste, região que concentra a maior parte dos programas de pós-graduação. A descrição e análise dos dados evidencia que as pesquisas abordando o tema sobre a educação das Relações Étnico-Raciais tem se expandido no campo da Educação Física. Apontamos a necessidade de embrenhar-se e debater essa temática nas aulas de Educação Física nas escolas, por compreender o quanto essa disciplina pode contribuir para o conhecimento das Relações Étnico-Raciais dos estudantes através dos conteúdos da cultura corporal, jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.