As relações étnico-raciais e a educação física: análise da produção no período 2012-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8480

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a interface entre relações étnico-raciais no campo da Educação Física. O objetivo é analisar de que forma as dissertações e teses defendidas no período 2012 a 2022 têm abordado a interface entre relações étnico-raciais e a Educação Física. A pesquisa se configura como de Revisão Sistemática de Literatura de caráter qualitativo. Localizamos pesquisas em quatro regiões geográficas do país, com predominância do sudeste, região que concentra a maior parte dos programas de pós-graduação. A descrição e análise dos dados evidencia que as pesquisas abordando o tema sobre a educação das Relações Étnico-Raciais tem se expandido no campo da Educação Física. Apontamos a necessidade de embrenhar-se e debater essa temática nas aulas de Educação Física nas escolas, por compreender o quanto essa disciplina pode contribuir para o conhecimento das Relações Étnico-Raciais dos estudantes através dos conteúdos da cultura corporal, jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Goncalves Eugenio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023).

Rafael Casaes de Brito, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutorando em Ensino com ênfase em ensino de ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB), Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (2022) pelo Programa de Pós Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE) a nível de Mestrado Acadêmico com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017).

Downloads

Publicado

2024-08-20