Uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: formação continuada de professores dos anos iniciais

Autores

  • Ana Carolina Barreto Pinto Caldas Instituto Federal Fluminense
  • Breno Fabrício Terra Azevedo Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8397

Resumo

A rápida evolução das tecnologias digitais vem modificando a maneira como vivemos e aprendemos. Os professores enfrentam o desafio de integrar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas para enriquecer a experiência de aprendizagem das aulas. Para tal, a formação continuada de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais desempenha um papel crucial na educação contemporânea. Este trabalho apresenta um recorte da dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar as percepções dos professores durante um curso de formação continuada para uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Participaram da pesquisa, vinte professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, empregando métodos de intervenção pedagógica. Os dados coletados durante o curso foram analisados ​​com base no aporte teórico. Os resultados apresentados revelaram um elevado nível de complexidade por parte dos professores, além de indicar perspectivas de aprimoramento em suas práticas de ensino, com a incorporação de recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-20