O pensamento educacional de Anísio Teixeira: democracia e a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8366

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativo-exploratória, analisou a democracia, a escola e o sistema educacional com base nas leituras, discussões e estudos de e sobre Anísio Teixeira. O estudo apresentou Anísio Teixeira, vida e obra; o sistema educacional sob a visão de Anísio Teixeira, que nos apresentou um quadro da educação após a Constituição Brasileira de 1946 na obra Educação é um Direito (1968); e finaliza com uma análise sobre os fundamentos democráticos da educação contemporânea e o legado deixado por Anísio Teixeira. A análise evidenciou a atualidade do pensamento do autor, com base em seus fundamentos para uma educação democrática, visando autonomia, emancipação, unidade e possível estruturação de um sistema educacional, rompendo com os dualismos que marcaram e marcam nossa sociedade. Assim, contribui para a efetivação de uma educação democrática, capaz de formar agentes aptos de transformar a estrutura do sistema educacional, pensar nos moldes de educação predominantes e na conscientização da necessidade de uma educação de qualidade, não mais privilégio e garantida a todos os atores. Na contramão do que se vivenciou no contexto brasileiro dos últimos anos e que se dispõe a reconstitui-se neste atual contexto político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2022). Mestra em Educação (PPGE/UnB, 2004). Especialista em Educação a Distância (UNOPAR, 2016); Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Franca, UNESP, 1996). Pesquisadora da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF (Edital 12/2022 Programa FAPDF Learning). Integrante do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018), sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6230474179509786

Ellen Michelle Barbosa Moura, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2020), Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF, 2007); Pós-graduada em Psicopedagogia (2005) e em Gestão Escolar (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2002). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), formadora do Centro Referência em Alfabetização e pedagoga no Atendimento Especializado de Apoio à Aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018), sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8820431912846646

Karla Vanessa Dos Gomes Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2022), Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB (PPGE/UnB, 2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF, 2014), atuando na Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN)/Gerência de Atendimentos Educacionais Especializados (GAESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (PPGE/UnB, 2018), sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408939654596500

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUCSP), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Mestre em Educação – UCB (2005). Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000). Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional). Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Tutor do Grupo PET Educação da UnB; Brasília, Distrito Federal, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8911881624400864

Downloads

Publicado

2024-08-20