O uso da cultura maker como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a integração da fabricação digital: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8363Resumo
O objetivo do trabalho é apresentar um mapeamento de estudos que abordam o uso da cultura maker como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a integração da fabricação digital, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados trabalhos publicados no período de 2017 até 2022 a partir de três repositórios digitais - SciELO, o Google Acadêmico e o Periódico da Capes. Os resultados da pesquisa apontam que as tecnologias não devem ser vistas apenas como ferramentas de ensino, mas também como meios de promover objetivos sociais mais amplos, como a inclusão, a cidadania digital e a participação ativa na sociedade. Elas podem ser usadas para engajar os alunos em questões sociais e promover a compreensão intercultural. Em suma, a cultura maker na EJA é uma abordagem eficaz para atender às necessidades e interesses dos alunos adultos, tornando o aprendizado mais envolvente, prático e aplicável às suas vidas. Além disso, ela promove a ideia de que o aprendizado não tem idade, o que é fundamental para a educação de jovens e adultos.