O uso da cultura maker como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a integração da fabricação digital: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8363

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar um mapeamento de estudos que abordam o uso da cultura maker como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a integração da fabricação digital, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados trabalhos publicados no período de 2017 até 2022 a partir de três repositórios digitais - SciELO, o Google Acadêmico e o Periódico da Capes. Os resultados da pesquisa apontam que as tecnologias não devem ser vistas apenas como ferramentas de ensino, mas também como meios de promover objetivos sociais mais amplos, como a inclusão, a cidadania digital e a participação ativa na sociedade. Elas podem ser usadas para engajar os alunos em questões sociais e promover a compreensão intercultural. Em suma, a cultura maker na EJA é uma abordagem eficaz para atender às necessidades e interesses dos alunos adultos, tornando o aprendizado mais envolvente, prático e aplicável às suas vidas. Além disso, ela promove a ideia de que o aprendizado não tem idade, o que é fundamental para a educação de jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Ruth de Sousa Gondim Serafim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Gestão Escolar - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Informática e Comunicação na Educação - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras - Língua Portuguesa com suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Foi Coordenadora de Área de Linguagens e Código e Suas Tecnologias (PCA). Foi PPDT ? Professor Diretor de Turma, um projeto desenvolvido em 2008, propõe que o professor, independentemente de sua área de conhecimento, responsabilize-se por uma determinada turma, cabendo-lhe conhecer os estudantes individualmente, para atendê-los em suas necessidades. Além disso, são atribuições do professor diretor de turma (PDT) a mediação das relações entre a sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar, bem como o trabalho de formação cidadã e desenvolvimento de competências socioemocionais, junto aos seus estudantes. Atualmente Coordenadora em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Ceará e Professora da área de Linguagens e suas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Pesquisadora de temas como: cultura maker, fabricação digital, tecnologia educacional, realidade aumentada, metodologias ativas, multiletramento e letramento digital.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Educacionais (PETE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Matemática para o Ensino Médio (IFRN), Docência Pedagógica e práticas Matemáticas (PROMINAS), graduações em administração (UNILAB), Eng. Eletricista (UnP) e Licenciado em matemática (IFRN). Cursando Licenciatura em Computação e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, ensino de Matemática e suas tecnologias com foco na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

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Publicado

2025-04-25