Sala de Aula Invertida na Pós-Graduação Stricto Sensu: identificando elementos através da prática de ensino do professor

Autores

  • Nadson Santos de Castro Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Estudante de Mestrado https://orcid.org/0000-0003-2804-2846
  • Maria da Luz as Silva Nogueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Rosinira Bezerra Cavalcante Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8351

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI) vem ganhando destaque no contexto da educação brasileira, por promover a inserção das tecnologias digitais no ensino, com aulas dinâmicas e interativas. Em razão disso, esta pesquisa visa investigar “quais os indicadores de presença da SAI na pratica de ensino do professor da disciplina de Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática?”. Para responder tal pergunta, objetivou-se identificar os indiciadores de presença da SAI na prática de ensino do professor da disciplina de Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Como fonte de dados, utilizou-se a observação participante na disciplina, além de questionários aplicados para o professor e os estudantes da turma. Os dados foram interpretados à luz de categorias emergentes, constituídas através do confronto entre a experiência investigada e a literatura da área. Os resultados revelaram que a prática do professor converge para a utilização da SAI, uma vez que os elementos essenciais, como: a criação e disponibilização de videoaulas; a possibilidade do contato prévio com os materiais bibliográficos; a discussão em sala de aula e a avaliação do processo, estiveram presentes ao longo dos encontros e são primordiais na aplicação da SAI

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Biografia do Autor

Nadson Santos de Castro Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Estudante de Mestrado

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - campus Jequié-Ba. Cursando especialização em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação Financeira (2020) pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus Valença-Ba (2019). Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no programa Residência Pedagógica do IFBA campus Valença-Ba de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020. Monitor de matemática atuando nas turmas de 1° e 3° ano do ensino médio/técnico do IFBA campus Valença-Ba. Membro do Ciclo de Estudos Tecnologias Digitais e Ensino de Matemática - IFBA - Valença (2020). Cursou a disciplina de Tendências em Educação Matemática como aluno especial de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2021). Cursou a disciplina de Novas Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática como aluno especial de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2021). Cursou Inglês para Jovens e Adultos na Instituição Centro de Ensino FISK (Essentials I e II; Transitions I e II). Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem interesse na área de Educação com ênfase em Educação Matemática nos seguintes temas: Comunicação na Aula de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Educação à Distância, Ensino Híbrido, Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática, Educação Financeira.

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Publicado

2024-08-20