História e ensino: a Revolução Russa através de imagens

Autores

  • Daniel Precioso Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, campus de Quirinópolis
  • Vilmar Antonio Bohnert UEG/Graduando em História

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.832

Palavras-chave:

recursos didáticos, iniciação í  docência, ensino de História

Resumo

Esse estudo pretende apontar caminhos para o emprego da imagem no ensino de História. Longe de esgotar o tema, aspira somente retratar algumas experiências de docência vivenciadas por graduandos bolsistas do PIBID. Procura-se demonstrar que as imagens "de época" ou produzidas a posteriori, se não forem empregadas apenas de modo ilustrativo, constituem valiosos recursos didáticos à disposição do professor de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Precioso, Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, campus de Quirinópolis

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor efetivo do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Quirinópolis. Realiza pesquisas na área de História do Brasil Colonial e de História Moderna.

Vilmar Antonio Bohnert, UEG/Graduando em História

Graduando em História (UEG-Quirinópolis). Bolsista do PIBID.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre imagens e textos. In: ______ (org.). O saber historiográfico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, pp. 69-90.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. (trad.). Lisboa: DIFEL, 2002.

HOSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 1911.

LUXEMBURGO, Rosa. A Revolução Russa (trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

NEIVA, Eduardo, et. al. Imagem. História e Semiótica. In: Anais do Museu Paulista. História e cultura material. Debate. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1993 [Debate, nova série 1].

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (trad.). São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber historiográfico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, pp. 117-127.

Downloads

Publicado

2016-11-17