História e ensino: a Revolução Russa através de imagens
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.832Palavras-chave:
recursos didáticos, iniciação í docência, ensino de HistóriaResumo
Esse estudo pretende apontar caminhos para o emprego da imagem no ensino de História. Longe de esgotar o tema, aspira somente retratar algumas experiências de docência vivenciadas por graduandos bolsistas do PIBID. Procura-se demonstrar que as imagens "de época" ou produzidas a posteriori, se não forem empregadas apenas de modo ilustrativo, constituem valiosos recursos didáticos à disposição do professor de História.Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre imagens e textos. In: ______ (org.). O saber historiográfico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, pp. 69-90.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. (trad.). Lisboa: DIFEL, 2002.
HOSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 1911.
LUXEMBURGO, Rosa. A Revolução Russa (trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
NEIVA, Eduardo, et. al. Imagem. História e Semiótica. In: Anais do Museu Paulista. História e cultura material. Debate. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1993 [Debate, nova série 1].
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (trad.). São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber historiográfico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, pp. 117-127.