O Curso Clássico do Colégio Estadual de Paranavaí na criação do Festival de Música e Poesia de Paranavaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8257

Resumo

Resumo: Este estudo é resultado de pesquisa desenvolvida por meio de projeto de Iniciação Científica (PIC-EM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. O objetivo foi investigar a trajetória histórica do Festival de Música e Poesia de Paranavaí/PR (Femup) criado a partir da iniciativa de alunos do Curso Clássico do Colégio Estadual de Paranavaí, no ano de 1966. Desde então, o Femup é realizado anualmente, promovendo a disseminação de poesias, contos e músicas inéditas. Esta pesquisa oportunizou conhecer a historicidade desse festival e o contexto de sua criação associado à história da educação de Paranavaí. Analisamos publicações no jornal Diário do Noroeste, em blog, além das fontes documentais e registros fotográficos pertencentes ao acervo mantido pelo Colégio Estadual de Paranavaí. Resgatamos memórias, aspectos da história do Femup e da organização dos estudantes em sua formação.

Palavras-chave:  Estudantes, festival, comunidade, música, poesia e contos.

 

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Biografia do Autor

Edna Mara Rosa dos Santos Cruz Pessoa, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Mestrado em andamento em Formação Docente Interdisciplinar.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: COLÉGIO ESTADUAL DE PARANAVAÍ: UM ESTUDO SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DENTRO DO CONTEXTO DA REDE ESTADUAL NA ATUALIDADE.

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2007). Atualmente é Diretora Auxiliar e professora pedagoga - Colégio Estadual de Paranavaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante Professora da Rede Municipal de Paranavaí, em exercício na Escola Municipal Hermeto Botelho EF desde abril de 2010. 

Márcia Marlene Stenzler, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela
UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e
historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, em regime de
Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR).
Atuou como Diretora de Programas e Projetos da Prograd (2018-2020) e do Fórum Permanente de Apoio à Formaçao
Docente no estado do Paraná. Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação
(NUCATHE/Unespar). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas
(NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área
de história da educação e formação de professores. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP para cursos de Graduação.
Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, da Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu
(ALVI). Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI. 

Eloah de Fátima Henrique de Assis, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Cursando o Ensino Medio 1º Ano de Formação de Docentes , certificados em cursos da Faculdade Rhema Educação
aulas em forma de Ead como : Seminário de Educação Especial e Inclusiva para TEA - carga horária: 10h , Jornada de
Terapia Ocupacional TEA - carga horária: 10h , Jornada ABA na Inclusão do Aluno com TEA - carga horária: 10h ,
Seminário de Práticas Inclusivas na Escola - Como realizar uma Inclusão de Sucesso - carga horária: 10h , Congresso
de Dificuldade de Aprendizagem no Contexto Escolar - cara horária: 10h

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Publicado

2024-08-20