Concepções e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental acerca da prevenção de doenças na infância

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7984

Resumo

Objetivou-se conhecer concepções e práticas pedagógicas de professoras sobre a prevenção de doenças na infância. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, do qual participaram 13 professoras de duas escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionário impresso e diário de campo. Os dados foram submetidos a análise conteúdo. As categorias de maior frequência indicaram que a prevenção de doenças na infância pode ser atrelada a evitar a doença; e a forma de realizar essa prevenção está relacionada a ações educativas. Quanto as temáticas abordadas na sala de aula destacaram-se alimentação e higiene.  A forma de abordagem do tema foi predominantemente dialógica, sendo que para realizar o planejamento foram consideradas a fase de desenvolvimento do estudante e as necessidades da turma. Como formas de aprimorar a abordagem da prevenção de doenças na escola as professoras citam ações intersetoriais e recursos pedagógicos atrativos. Como temática para realizar a formação continuada emergiu com maior frequência as doenças na infância de forma generalizada, e especificamente, apontou a saúde mental como tema. Portanto, as concepções e práticas pedagógicas das participantes deste estudo, relacionavam-se a evitar a doença por meio de ações educativas, sendo que para formação continuada a necessidade emergente foi a saúde mental na infância.

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Publicado

2024-08-20