Inteligência Artificial e Inteligência Emocional: um debate para o presente e futuro da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7852

Resumo

Este artigo apresenta uma análise conceitual teórica da relação entre a Inteligência Artificial- IA e a Inteligência Emocional- IE, estabelecendo como base os tempos de cultura digital e a amplitude e acesso da IA por parte de estudantes e professores, que gera dúvidas aos docentes sobre seus benefícios ou malefícios em processos de ensino e aprendizagem. O objetivo do estudo foi descrever os conceitos de IA e IE e relacionar seu uso nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo a importância da inter-relação destas áreas para seu uso na educação e consequentemente no projeto de vida dos envolvidos. A redação envolve o diálogo entre diversos autores das duas áreas de conhecimento que se complementam a partir de uma análise dos autores, que se dá com eloquência e criticidade que o assunto merece e carece de atenção. A metodologia é uma revisão teórica da IA e da IE e sua inter-relação, onde se destacam a produção de sentidos, o uso da afetividade nos processos e geração de bem-estar social através do exposto, no sentido de que a IA esta posta e cabe a educação o desafio de propor usos que não enfoquem no econômico apenas, mas na criticidade e convivência em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Mestre em Educação em Ciências em Educação em Ciências- Química da Vida e Saúde, pela UFRGS. Graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA)- 2009 e em Pedagogia (UniCesumar)- 2021. Professor e tutor.

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutoranda em Educação- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Doutora em Educação em Ciências- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. 

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Pedagoga. Professora e Pró Reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/RS.

Downloads

Publicado

2024-08-20