O desenho no processo de desenvolvimento da imaginação e criatividade na criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.7843

Resumo

Através da experiência de uma pesquisa intervenção, realizada junto a crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Presidente Prudente/SP, objetivou-se realizar uma análise do desenvolvimento da imaginação e criatividade pelo desenho, tomando como base os pressupostos teórico-filosóficos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural. Pelas imagens elaboradas em forma de expressão gráfica de si mesmas, a partir de intervenções calcadas em uma prática pedagógica intencionalmente planejada e executada, as crianças apresentam reproduções/representações de situações e condicionantes de suas vidas e relações sociais, oferecendo aos professores/as possibilidades de acesso às suas subjetividades e compreensão dos sentidos e significados atrelados ao processo de desenvolvimento da imaginação e, consequentemente, da criatividade, elementos fundamentais para uma análise qualitativa da relação entre ensino-aprendizagem-desenvolvimento dentro da prática social educacional. Portanto, vislumbramos a necessidade de construção de uma práxis-pedagógica transformadora, calcada em perspectivas críticas de desenvolvimento humano, como a que se apresenta na utilização do desenho em um sentido que engendrem condições qualitativamente desenvolventes para que as crianças possam expressar seus pensamentos e sentimentos e, além disso, desenvolverem sua imaginação e criatividade na escola, o que radica na formação de consciências em uma perspectiva humanizadora.

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Biografia do Autor

Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente

Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016 e como Chefe do Departamento de Educação Física de 2018 a 2019. Tem experiência de ensino e pesquisa em Psicologia da Educação, Psicologia do desenvolvimento e psicomotricidade, Educação escolar e processos de desenvolvimento humano, assim como em Metodologia de pesquisa social e produção do conhecimento. Orienta projetos de pesquisa e extensão nas respectivas áreas, com ênfase em metodologia de pesquisa intervenção-formativa, processo grupal e intervenção ludo-pedagógica na escola. Pesquisa temas relacionados a Educação Escolar, escola e desenvolvimento humano, processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e psicologia social-comunitária latino-americana.

Tatiane da Silva Pires Felix , Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é estudante do curso de doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar; Timidez na escola; Sentimentos e Emoções no desenvolvimento da personalidade de crianças em idade escolar; Atividades Artísticas na escola; Educação física escolar.

Rodrigo Lima Nunes, Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV-UEM)

Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente-SP (2019). Formação inicial em Educação Física (licenciatura, 2010) e Mestrado em Educação(2013), pela mesma instituição. Realizou Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES - Bolsa PDSE) na Cardiff Metropolitan University - País de Gales/Reino Unido (segundo semestre de 2017), na área de Pedagogia do Esporte, com ênfase no Futebol. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Regional do Vale do Ivaí, lotado junto ao Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO). Co-líder e pesquisador do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEEthc/UNESP). Pesquisador do grupo Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/UEM/CRV). Seus estudos e atuação se concentram nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Pedagogia Crítica do Esporte, Educação Física Escolar; Desenvolvimento humano; Práticas Pedagógicas na Educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos com ênfase no Esporte; Políticas Públicas em Educação e Educação Física Escolar; Fundamentos e Práticas do Ensino da Cultura Corporal na Escola; Fundamentos do ensino dos esportes na escola.

José Ricardo Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Epitácio

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP e Pedagogia (2016) pela Universidade de Jales (UniJales), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP. O pesquisador é membro do grupo de pesquisa Cultura Corporal: Saberes e Fazeres pela instituição referida acima. Professor de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Presidente Epitácio. Professor colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF), Unesp Presidente Prudente-SP. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação, Educação Física na Educação Infantil, Educação Física escolar, jogos, brincadeiras, práticas pedagógicas com bebês e Formação de Professores a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-superadora, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-cultural.

Angélica D'Avila Tasquetto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora de Artes Visuais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica, na linha Formação de Professores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestrado em Educação, na linha de Educação e Artes pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). . Possui experiência nas áreas de Artes Visuais, Ensino das Artes Visuais, Infância e Formação Docente. 

Ariana Aparecida Nascimento dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Doutora em Educação (Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP - Presidente Prudente); Mestra em Educação e Graduada em Educação Física na mesma instituição. Atualmente é professora do SESI e Anglo em Regente Feijó. Foi Professora de Educação Física no Estado do Mato Grosso e Município de Rondonópolis (Ens. Fundamental II e Médio). Foi professora de Educação Física e dança educativa no Colégio Êxito (Sistema Anglo). Professora Substituta da Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT UNESP- Campus de Presidente Prudente e Docente da FAPREV - Faculdade de Presidente Venceslau no Curso de Educação Física no período entre 2014 a 2017. Desenvolveu pesquisas na área da Educação, Ensino da Dança e Educação Física. Atuou também como colaboradora em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Educação Física e Educação com os seguintes temas: Dança, Educação Especial, Atividades Ludo-pedagógicas, Práticas Educativas, Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores e Formação de Professores. Participou como membro (fundador) do GEIPEEthc (Grupo de estudos, intervenção e pesquisa em educação escolar e Teoria Histórico Cultural) da FCT-UNESP.

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Publicado

2025-04-25