Saberes Didático-pedagógicos a partir de Modelos Didáticos Tridimensionais: em foco, o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7515

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar as vantagens e desafios do emprego de modelos didáticos no Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem aplicada e exploratória, com uma metodologia qualitativa. Modelos didáticos foram elaborados para o Ensino de Ciências e apresentados a professores do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários online, e os professores utilizaram os modelos em suas aulas remotas em junho de 2021, durante a pandemia de COVID-19. Os resultados foram baseados nas percepções de 5 professores sobre as potencialidades e limitações dos modelos no Ensino de Ciências e Biologia. Os resultados evidenciam que a introdução dos modelos didáticos nas aulas de Ciências teve um impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem. Os professores destacaram a maior participação dos estudantes, o aumento do interesse e a melhoria na compreensão dos conteúdos. Além disso, os modelos contribuíram para abordar temas sensíveis, como educação sexual, de forma mais dinâmica e científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudi Guerin Junior, Universidade Federal do Pampa

Graduado no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI-SANTIAGO (2018). Pós-graduado no programa de pós graduação em ENSINO DE BIOLOGIA pelo Centro Educacional FAVENI. Professor de ciências na rede Estadual de ensino, professor de biologia na rede privada de ensino na cidade de Uruguaiana-RS.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciado em Ciências da Natureza e Mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Uruguaiana). Especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Professor efetivo de Química no Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), Brasil.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Ciências, Docente adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciomentria e Ensino de Ciências. 

Paulo Vitor Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia

Docente adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua junto ao Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Ensino de Ciências e Matemática/UFU. 

Downloads

Publicado

2024-08-20