Percepções e práticas nos primeiros anos de docência: um estudo com egressos de um Curso de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7345Resumo
Esta pesquisa, desenvolvida em nível de Iniciação Científica, objetivou compreender como ocorre a prática pedagógica de professores iniciantes, egressos de um curso de Matemática, tendo por referência sua formação inicial e os processos de recontextualização na sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, ancorado nos parâmetros metodológicos da História Oral. Foram realizadas, para tanto, seis entrevistas com egressos que se formaram em diferentes períodos no curso e atuam com a disciplina de Matemática em escolas de Educação Básica desde que concluíram a graduação. Essas entrevistas, após gravadas, foram transcritas, textualizadas e legitimadas pelos professores colaboradores. Junto com o aporte teórico utilizado, as narrativas dos colaboradores constituem-se em elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores formados no curso. O estudo permitiu melhor compreender como se dá a prática pedagógica de alunos egressos nos primeiros anos de docência e oferece subsídios para rever ações e aprimorar o projeto pedagógico do curso em questão.