Transdisciplinaridade e ecoformação nos anos finais do Ensino Fundamental em pesquisas com intervenção do mestrado profissional

Autores

  • Jussara de Souza Guedes
  • Simone Carlim Veber
  • Marlene Zwierewicz
  • Madalena Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7191

Resumo

Tangenciar metodologias de ensino por perspectivas transdisciplinares e ecoformadoras no Ensino Fundamental pode ser um desafio, se considerada a persistência de iniciativas pautadas na fragmentação e descontextualização do conhecimento. Contudo, também é uma possibilidade para articular o que se estuda nos componentes curriculares e vincular seus conteúdos a demandas das realidades local e global. Este artigo tem como objetivo sistematizar uma experiência transdisciplinar e
ecoformadora desenvolvida nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Timbó Grande, Santa Catarina, por meio de uma intervenção realizada colaborativamente em duas pesquisas do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, Santa Catarina. Os resultados indicam que a intervenção proposta nas pesquisas, utilizando como referência a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), contribuiu para vincular o conteúdo de Ciências a outros componentes curriculares ao mesmo tempo que aproximou os
conteúdos das diferentes áreas do ensino a demandas locais e globais, atendendo, nesse processo, a necessidades formativas como o estímulo ao protagonismo dos estudantes na solução de problemas e o fortalecimento de competências previstas em Ciências, entre elas, as que envolvem a capacidade de argumentar com base em dados reais. Nesse processo, a intervenção contribuiu para dinamizar práticas transdisciplinares e ecoformadoras como possibilidade de aprender e ensinar na perspectiva de uma educação transformadora, o que pôde ser observado quando os estudantes, mesmo em tempos de
pandemia, contribuíram em atividades que favoreceram o bem-estar individual, social e ambiental.

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Publicado

2022-11-23