Te cuento un minicuento: leitura e produção de textos escritos em oficinas do PIBID/UESC
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.674Palavras-chave:
ESCRITA DE MINICONTOS, ESPANHOLResumo
Este relato de experiência propõe refletir sobre o trabalho de leitura e produção de minicontos desenvolvido em oficinas realizadas pelo PIBID, subprojeto Espanhol, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus. Para a realização dessas oficinas, foram produzidas atividades com base no gênero do discurso miniconto, a partir dos aportes teóricos presentes nas Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM, 2006) e na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que permitem, aos alunos, o conhecimento e domínio de características de um determinado gênero do discurso, nesse caso o miniconto, de maneira sistematizada, gradual e significativa. Aqui, relataremos o processo de elaboração dos minicontos e faremos a análise dos mesmos. O objetivo do trabalho é desenvolver o letramento literário (COSSON, 2006), incentivar a leitura e a escrita literárias e tornar públicos os minicontos produzidos. Este projeto tem o financiamento da CAPES.
Palavras-chave: Minicontos, Letramento literário, Sequência didática
Downloads
Referências
BAHIA / Secretaria de Educação. Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA). In: <http://institucional.educacao.ba.gov.br/EPA Acesso em 14 de julho de 2014.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.
BARROS, F.; MARIZ, L.; PEREIRA, C. Universos: língua portuguesa, 7o ano. São Paulo: Edições SM, 2012.
BRASIL/MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. In: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf Acesso em 10 de março de 2014.
COIMBRA, L.; CHAVES, L.; BARCIA, P. Cercanía Joven: espanhol. São Paulo: Edições SM, 2013.
CORRÊA, H. Adolescentes leitores: eles ainda existem. In: PAIVA. A, MARTINS, A., PAULINO, G., VERSIANI, Z. (Org.). Literatura e letramento: suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2005, pp.51-74.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
SPALDING, M. Os cem menores contos brasileiros do século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea. In:
< http://www.marcelospalding.com/arquivos/dissertacao.pdf. Acesso em 10 de março de 2014.