ABORDANDO ESTÁTICA DOS FLUIDOS ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA BASEADA NA TEORIA COGNITIVISTA DE DAVID AUSUBEL
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.658Palavras-chave:
Ausubel, subsunçores, estática dos fluidos, experimentosResumo
A sala de aula é um ambiente plural. Os estudantes chegam nas escolas de diferentes realidades e contextos, que não são delimitados por uma linha espacial nítida, como estudantes das zonas "urbana" , "rural" e "periférica" . Inúmeras são as influências e inclinações trazidas por eles. Certamente, não é possível que ocorra aprendizagem se o professor utilizar um modelo de aula padrão para um grupo de alunos tão distintos. Por isso, é de extrema importância que o docente consiga conhecer as particularidades dos indivíduos que compõem a turma, bem como as características que estes têm em comum e os definem como grupo. Portanto, foi desenvolvida uma atividade sobre a parte inicial da estática dos fluidos, visando atender esta necessidade de construir uma aula que atenda aos diferentes estudantes. A metodologia utilizada baseou-se na teoria cognitivista de David Ausubel, sendo as preocupações centrais do trabalho: o mapeamento dos conhecimentos prévios, a formação de novos subsunçores na estrutura cognitiva dos discentes e a avaliação. A atividade consistiu em cinco experimentos (simples, de baixo custo e fácil construção) que abordaram os conceitos iniciais da estática dos fluidos. Os grupos foram avaliados através de relatórios sobre as práticas realizadas. Este trabalho é a descrição das percepções obtidas a partir desta experiência.
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Referências
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