Contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação a docência do curso de ciências biológicas na formação acadêmica e profissional dos bolsistas participantes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.575Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a contribuição do PIBID para a formação dos bolsistas, investigando aspectos inerentes ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas na UNESPAR – Campus de União da Vitória. Esta análise ocorreu comparando os Focos de Aprendizagem Docente (FAD), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem cientifica propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012). Estes focos se dividem em cinco eixos: I – interesse; II – conhecimento prático; III – reflexão; IV – comunidade e V identidade. Foi utilizado um questionário aplicado aos 37 acadêmicos que participam do projeto. Os focos de destaque foram: foco 2-conhecimento prático da docência e foco 3-reflexão sobre a docência.
Palavras – chave: PIBID, Focos de Aprendizagem Docente (FAD), Acadêmicos Bolsistas, Formação Inicial, Ciências Biológicas.
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