O panorama das pesquisas em ensino de Ciências com foco na Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre as inferências para o currículo prescrito
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4566Resumo
O presente estudo apresenta uma análise sistemática da produção científica brasileira de artigos de periódicos, da área de ensino, e de trabalhos de eventos publicados nos últimos seis anos (2015-2020), os quais versam sobre o tema "Ensino de Ciências com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)" . Considerou-se importante averiguar quais apontamentos foram realizados pelos pesquisadores da área de ensino de Ciências em relação às orientações formativas indicadas pelo documento, visto que fundamentam discussões sobre aspectos referentes à implementação desse currículo e problematizam a prática pedagógica e a formação docente. Portanto, objetivou-se caracterizar o panorama das investigações de modo a elucidar considerações advindas das inferências sobre a relação entre o prescrito pelo currículo da Base e a prática pedagógica docente. Como orientações teórico-metodológicas, utilizaram-se os fundamentos da análise categorial de Bardin (2011) para a elaboração de categorias de análise. As pesquisas sinalizam as dimensões curricular e formativa em um viés complementar, cujas configurações são necessárias ao currículo da Base para o ensino de Ciências. Indicam, ainda, que a formação inicial e continuada de professores são espaços profícuos para discussões críticas sobre o modelo curricular presente na BNCC, que, no que lhe concerne, deve ser questionado por sua característica predominantemente tecnicista.
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