A educação profissional técnica de nível médio na área da saúde no estado de São Paulo: algumas reflexões sobre as modalidades de oferta
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4411Resumo
A educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) é marcante na área da saúde, dado o contingente de trabalhadores técnicos. O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a EPTNM na área da saúde, considerando as modalidades de oferta no estado de São Paulo, de 2010 a 2015. Trata-se de estudo longitudinal, retrospectivo, fundamentado na perspectiva histórico-dialética, incluindo 24 cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - MEC, de 2010 a 2015. Foi constatada a predominância da oferta e de matrículas na modalidade subsequente, tanto na esfera pública como na privada, com predomínio nessa última. A oferta de cursos na modalidade integrada ampliou na esfera pública. Apesar de a modalidade subsequente ser predominante tanto no estado de São Paulo como no Brasil, a proporção da sua oferta foi sempre maior no referido estado. Esse panorama precisa ser compreendido na sua relação com a formação integrada em perspectiva emancipadora e a formação focada no mercado, na especificidade da área da saúde, e no cenário das políticas educacionais pautadas nos ditames neoliberais.Downloads
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