Saberes docentes evidenciados em atividade desenvolvida no contexto de um ambiente virtual

Autores

  • Mariane Alves Koga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1766-137X
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4374

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões de uma pesquisa que evidenciou saberes docentes em uma atividade desenvolvida em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de uma disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva do ensino. O ambiente virtual, entendido como espaço de troca de informações e reflexões, subsidiou o desenvolvimento da atividade de modelagem por um grupo de estudantes de pós-graduação em ensino de matemática em formação continuada. As falas e registros compartilhados pelos estudantes em formação subsidiaram uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo de uma atividade experimental desenvolvida em momentos sí­ncronos e assí­ncronos. A transcrição das falas possibilitou inferir saberes profissionais, saberes disciplinares e saberes experienciais que emergiram da troca de ideias entre os estudantes.

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Biografia do Autor

Mariane Alves Koga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológia Federal do Paraná, Londrina, Paraná; Graduada em Matemática, da Universidade Estadual do Paraná, marianealves34@hotmail.com

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Departamento Acadêmico de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológia Federal do Paraná, Londrina, Paraná; Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, karinasilva@utfpr.edu.br

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Departamento de Ciências Humanas e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza e do Ensino de Matemática, Universidade Tecnológia Federal do Paraná, Londrina, Paraná; Doutora em Educação, da Universidade de Campinas, zenaiderocha@utfpr.edu.br

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Publicado

2022-04-19