Parasitologia desenhada: uma ferramenta auxiliar no aprendizado de discentes do curso de medicina veterinária

Autores

  • Isabella Vilhena Freire Martins Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Cíntia das Chagas Bernardo Faculdades Integradas da América do Sul
  • Jankerle Neves Boeloni Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Josiléia Curty de Oliveira Universidade Federal do Espí­rito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.7-22

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar uma ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e promover maior fixação do conteúdo da disciplina Parasitologia Veterinária, por meio do jogo didático "Parasitologia desenhada" . O jogo foi desenvolvido baseado em desenho e adivinhação de parasitos a partir de caracterí­sticas morfológicas. A metodologia foi aplicada durante nove anos consecutivos, totalizando 441 alunos envolvidos sendo possí­vel observar melhora na interação professor-aluno, tornando os processos de Ensino e Aprendizagem mais prazerosos. O jogo é uma proposta de apoio à prática pedagógica docente na disciplina de parasitologia veterinária, como uma atividade lúdica válida e positiva à apropriação do conhecimento, ao desenvolvimento da criatividade e estí­mulo à socialização; por isso sua metodologia é recomendada para o Ensino Superior e pode ser aplicada em diversas outras disciplinas e áreas do conhecimento.

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Publicado

2020-07-21