Hands-On-Tec: uma proposta para integrar tecnologias digitais móveis ao ensino de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.2866Resumo
Neste artigo apresentamos a sequência didática on-line "Mãos limpas" , uma sistematização pedagógica que integra tecnologias digitais, criada com vistas a possibilitar aos professores de Enfermagem o conhecimento de uma nova alternativa de uso em sua prática pedagógica que apregoa a autonomia e a resolução de problemas em sala de aula. Identificamos, também, pesquisas que apresentaram um ou mais itens de interesse relacionados aos seguintes temas: sequência didática; sequência didática on-line; plataforma e estratégia Hands-on-Tec e uso de tecnologias digitais móveis. A partir dos levantamentos realizados, foi efetuada uma metassíntese que nos conduziu a aferição de que o ensino por meio da construção de sequências didáticas on-line arroladas ao uso de tecnologias digitais móveis e metodologias ativas podem contribuir significativamente para a construção de conhecimento e potencializar aprendizagens e resultados frente à educação atual e futura, além das manifestações e exigências da sociedade.Downloads
Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde). Segurança do paciente – Higienização das mãos. PDF. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018.
AUSUBEL, D. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton. 1963.
AUSUBEL, D; NOVAK, J. D; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana Ltda., 1980. p. 625
BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso. 2015.
CAÑAL, Pedro; LLEDÓ, Angel I; POZUELOS, Francisco; TRAVÉ, Gabriel. Investigar en la escuela: elementos para una enseñanza alternativa. Díada Editora S. L. Sevilla, España. 1ª edición, diciembre, 1997.
CAVALCANTE, A. et al. Cuidado seguro ao paciente: contribuições da enfermagem. Revista Cubana de Enfermería, v. 31, n. 4. 2015.
CHEMIM, D; SANTOS S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma estratégia didático-pedagógica, com vistas a contribuir com o desenvolvimento da prática educativa. I Congresso Internacional de Ensino – CONIEN. 2017, Cornélio Procópio, PR. Anais... Cornélio Procópio, 2017. P. 956 a 974. Disponível em: <http://eventos.uenp.edu.br/conien/wp-content/uploads/2017/06/AnaisConien2017_EnsinoTIC.pdf>.
MAZANATTI, F.; CREMER, E. Assistência na Enfermagem na prevenção de úlceras por pressão. Sequência Didática On-line Hands-on-Tec. 2018. Disponível em: <http://handstec.org/?q=node/6608>. Acesso em: 06 jun. 2018.
Coll, C. Hacia la elaboración de un modelo de diseño curricular, Cuadernos de Pedagogia. 139 p. 8-10. 1986.
COSTA, A; DALCÓL, C; LEACHI, H. A história do cuidado na Enfermagem. Disponível em: <http://handstec.org/?q=node/6325>. Acesso em: 06 jun. 2018.
Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Sánchez Blanco, G. Y valcárcel pérez, m.v. Diseño de unidades didácticas en el área de ciencias experimentales. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Escuela Universitaria de Magisterio. Campus Espinardo. 30100 Murcia. 1993.
DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FRANCO, A; ALMEIDA, L. Critical thinking in college: differential analysis by academic year and scientific area. In: Pensamento crítico na educação desafios atuais. Domingues, C. (org.). Universidade Trás os Montes. Portugal. 2016.
GAGNÉ, R. The conditions of learning. New York: Holt, Rinehart and Winstom, 1965.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí. 2013.
JONASSEN, D. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Portugal: Porto Editora, 2007.
LEONEL, A; SANTOS ROSA; ROSA, V. Tecnologias digitais de informação e comunicação: contribuições de práticas pedagógicas para o ensino de CNMT. Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line. Editora Dra. 2016. Bahia (Brasil), n. 21 (jul. – dez. 2016), 1 dez. 2016, p. 3-23.
MELO, C; SOUZA, J; FREITA, K; CARDOSO, F. Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência. III COLBEDUCS – Colóquio Luso_brasileiro de Educação. 17 e 18 de outubro de 2017. Florianópolis, SC.
MITRE, S. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144. 2008.
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p.25- 46. 2011. Quadrimestral.
OKADA, S; SOUZA, E. Estratégias de marketing digital na era da busca. Remark - Revista Brasileira de Marketing. São Paulo, v. 10, n.1, p. 46-32.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência. 2006.
RAMOS, A; et al. Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução. IME-USP. Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/polya/resolucao_problemas.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2018.
ROSA, V; SANTOS ROSA, S; SOUZA, C. Hands-on-Tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. In: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere.1ª ed. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, v.1, p. 581-592. 2013.
SANTOS ROSA, S. Modelos pedagógicos em EaD: influências das tecnologias digitais de informação e comunicação. Jundiaí: Paco, 2016.
SANTOS ROSA, S; COUTINHO C. P; LISBOA E. S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores. In: II COLÓQUIO: Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2017, Braga. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. v. 2. p. 160-168.
SANTOS ROSA, S. Modelos pedagógicos em EaD: influências das tecnologias digitais de informação e comunicação. Jundiaí: Paco, 2016.
SANTOS ROSA, S; ROSA, V. Hands-on-Tec (HoT): Proposta de uma sequência didática para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Plataforma Educacional Handstec.org. 2013. Disponível em: <http://www.handstec.org/>
SANTOS ROSA, S; ROSA, V.; SALES, M. Plataforma virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica. Multimedia Journal of Research in Education, v. 1, p. 1-6, 2014.
SANTANA, N. SDO: Mãos limpas. Disponível em: http://handstec.org/?q=node/6038. Accesso em: 27 mai 2018.
SANTOS, C. Kahoot! um gameshow em sala de aula. 2016. Disponível em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula>. Acesso em: 08 jun. 2018.
TOBÓN, S; PRIETO, J; FRAILE, J. Secuencias didácticas: Aprendizaje y evaluación de competencias. México: Pearson-Prentce: 2010.
UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília, DF: UNESCO, 2014.
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. WHO guidelines on hand hygiene in health care. . 2009.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed: 2012, e- Book versão Kindle.