O plágio e a integridade em pesquisa: uma revisão sistemática no Brasil

Autores

  • Joao Paulo Aires Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2660

Palavras-chave:

revisão sistemática, integridade em pesquisa, desonestidade acadêmica, plágio

Resumo

O presente estudo teve por objetivo, fazer um levamento dos trabalhos desenvolvidos no Brasil e que abordem acerca da desonestidade cientí­fica. Entende-se que este tema deve, periódica e permanentemente ser debatido com a comunidade acadêmica (alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores), de modo a uniformizar o entendimento dos problemas que envolvem a integridade em pesquisa, em especial o plágio no desenvolvimento de trabalhos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de textos disponí­veis nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), publicados no perí­odo de 2010 e 2018. Para a seleção dos trabalhos foram usadas as palavras-chave: "plágio" , "desonestidade cientí­fica" , "desonestidade acadêmica" , "plágio na academia" , "plágio na universidade" , tanto em português como em inglês, bem como utilizando os operadores lógicos OR e AND para o processo de pesquisa nas bases supracitadas. Foram selecionados 25 trabalhos (12 artigos, quatro teses e nove dissertações), sendo agrupados em cinco categorias: 1) Plágio; 2) Integridade em pesquisa; 3) Ferramentas de detecção de plágio; 4) Normas e diretrizes em pesquisa; 5) Percepção de professores e estudantes. O que se pode constatar é que, em geral, a comunidade tem inúmeras dificuldades em entender, de forma prática, como evitar o plágio para não incorrer em desonestidade cientí­fica. Ao confrontrar os trabalhos disponí­veis conforme os critérios adotados, verifica-se que a discussão da temática precisa avançar no Brasil, de modo a ampliar as discussões nas instituições de ensino (graduação e pós-graduação), para que seja possí­vel superar os problemas decorrentes da desonestidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Joao Paulo Aires, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde exerce o cargo de Assessor de Planejamento e Finanças. Tem realizado pesquisas nas temáticas Plágio, integridade acadêmica e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. É lí­der do grupo de pesquisa Inovação no ensino e aprendizagem e integridade acadêmica. Atualmente é professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa da UTFPR.

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Publicado

2019-08-19