Formação de Professores na Educação em Astronomia: uma análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2442Resumo
A produção e difusão do conhecimento científico na Educação em Astronomia tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar as características e tendências de teses e de dissertações na área de Educação em Astronomia com ênfase em formação de professores. O procedimento metodológico é embasado nos estudos do "estado da arte" , mapeando a evolução da produção acadêmica. Foram analisadas teses e dissertações disponíveis no Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCAR, totalizando 23 teses e 160 dissertações em um recorte temporal de 1973 a 2017. Em busca de identificar essa produção e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foi realizada a análise de 15 trabalhos entre teses e dissertações voltadas ao foco temático de formação de professores. Por meio de uma análise qualitativa, foi possível identificar que elas abordam tanto a formação inicial quanto a formação continuada relatando cursos, evolução conceitual e sinalizando para a inserção de disciplinas da área em cursos de magistério e licenciatura. Por meio deste trabalho, é possível concluir que as tendências da formação de professores para Ensino de Astronomia são ainda limitadas principalmente no que se refere a cursos de formação continuada com diferentes enfoques, deixando ainda muitas perguntas em aberto e um campo fértil para um crescimento significativo.
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