Caracterizando as concepções de licenciandos de um curso de ciências biológicas sobre o desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2341Palavras-chave:
Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docenteResumo
Com esta pesquisa qualitativa buscou-se caracterizar as percepções que licenciandos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná apresentam a respeito do desenvolvimento profissional docente. Para isso nos dedicamos a mapear quais eram as percepções deles sobre: o ensino; o conhecimento; o papel do professor em sala de aula; a prática educativa; as experiências proporcionadas ao longo da formação inicial. Os dados foram coletados por meio de um questionário e os procedimentos analíticos pautados na Análise de Conteúdo. Neste artigo trazemos os resultados da interpretação de cinco questões presentes em tal documento. Mediante o que os estudantes nos apresentaram pudemos evidenciar que: eles argumentam a partir de duas abordagens teóricas – a tradicionalista e a cognitivista – quando registram sobre "ensino" , "conhecimento" e "o papel do professor na sala de aula" . Ao abordarem sobre a "prática educativa" destacam o potencial da reflexão docente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática, complementando que no currículo acadêmico deveriam ser inseridas mais oportunidades de experiências vinculadas à realidade educacional.
Palavras-chave: Formação Inicial, Ciências Biológicas, Desenvolvimento profissional docente.
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