Escritas reflexivas compartilhadas como estratégia de formação inicial: a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1640Resumo
O texto apresenta a discussão da temática da iniciação à docência em Ciências e Biologia, em relação ao subprojeto do PIBID Ciências e aos indícios de constituição docente pela via das narrativas de formação que são tematizadas pelo viés da pesquisa na formação e docência, sendo este um recorte de uma dissertação de mestrado. Busca também compreender e abordar, por meio da perspectiva histórico-cultural e de reflexões críticas, as dimensões da iniciação à docência registradas em 13 Diários de Bordo (DB), produzidos por 13 bolsistas do PIBID Ciências, incluindo a autora da dissertação, quatro supervisoras e o professor formador do subprojeto, totalizando o envolvimento de 18 sujeitos de pesquisa. As narrativas foram analisadas por meio de pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar escritas reflexivas compartilhadas (ERC) no contexto formativo vivenciado no PIBID Ciências, sendo este organizado com base na Investigação-Ação (IA) com enfoque crítico e emancipatório. A organização metodológica, baseada na Análise Textual Discursiva (ATD) das narrativas dos DB, possibilitou o diagnóstico de discursos de cunho descritivo e interpretativo, possibilitando a percepção de três tematizações que perpassaram o processo formativo: experimentação no ensino e na docência; o livro didático no ensino de Ciências; a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em Ciências, sendo esta última abordada com ênfase neste artigo. A partir das narrativas que originaram as temáticas, tem-se a constatação de um processo formativo transformado por leituras e discussões de teóricos da educação, cujos licenciandos avançam de escritas descritivas e com conhecimentos do cotidiano para escritas valorativas e com conhecimentos científicos. Assim, encontramos indícios de interações constitutivas dos sujeitos de pesquisa e ação que demonstram um processo permeado por conhecimentos (teóricos e práticos, científicos e cotidianos) imbricadas nas ERC e colaborativas nos DB.
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